Aprenda a provar o vinho com base em 4 simples passos. Este método é muito simples e pode ser executado por qualquer pessoa, tem por base os melhores métodos dos profissionais e dos Sommeliers.
1. Ver
Confira a cor, opacidade e viscosidade. Não precisa de mais de 5 segundos nesta etapa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQcC4K4di2p6sMKIMJ4CsUXXaivctADL5VG9t3lojUdYgMYSu6IdZoS7ZWdk5xmJl2f4mapcJ6x01T78nX9WmU3KuBlvHHEXeab06QqmF8LKI6ZyFPPEFlfvj5XA1CMt-KBX01z-j8Fnc/s1600/cores_vinho.png)
2. Cheirar
Escolher pelo menos dois sabores e demorar o tempo que for necessário identificando-os. Existem 3 tipos de aromas de vinho:
Aromas Primários: vem das uvas, como as frutas, vegetais e notas de flores.
Aromas secundários vem da fermentação e dos aromas da levedura.
Aromas terciários vem do envelhecimento, oxidação e carvalho, tais como especiarias cozimento, aroma de nozes e baunilha.
3. Provar
Dois elementos compõem os gostos: sabor e a estrutura.
Sabores tais como limão, framboesa ou côco.
Estrutura, tal como o nível de doçura, corpo, álcool, acidez, e taninos: perguntam vocês o que são os taninos? Os taninos são componentes encontrado em todos os vinhos, mas com maior percepção nos vinhos tintos. No vinho, os taninos, provêm das cascas, das folhas, das sementes e dos engaços do fruto, funciona como um instrumento de defesa ou protecção das plantas e dos frutos. pois liberta um gosto amargo inibindo o ataque dos predadores. Os taninos no vinho dão a complexidade ao fermentado, melhorando sua estrutura, textura e persistência).
Perfil A prova do vinho é também baseada no tempo, há um começo, meio (meados de palato) e um fim (acabamento).
4. Concluir
Será que o gosto de vinho é equilibrado ou desequilibrado? Gostei do vinho? Este vinho foi único ou memorável? Houve alguma características que me impressionaram?
Boas provas!
Precisas estas dicas.
ResponderEliminar