Já poucos são os que se deixam intimidar
pelas críticas, considerações ou gostos e tendências marcadas pelos escanções
ou sommeliers sobre o vinho. Cada vez mais o vinho está a popularizar-se na
curiosidade, na experiência e na procura de conhecimento. Muitos são aqueles e
aquelas que querem estar no mundo do vinho, fazendo disso a celebração da vida,
sem que isso seja uma profissão ou um oráculo a que só uns têm acesso,
arriscando compras arrojadas e experimentando vinhos pelas castas, pelas
regiões, experimentando sem que isso seja condicionado pelo que vêem ou lêem.
Para a popularidade do vinho
contribui a crescente oferta com maior informação e maior acesso. Contribui
certamente uma oferta diversificada e sustentada com maior acesso à informação e
imagens mais trabalhadas do vinho. Mas sobretudo a qualidade dos vinhos. Os
produtores estão cada vez mais activos no processo de criação de um vinho e
proximidade com o consumidor, são construtores de marcas sólidas com histórias
para contar e emoções para vender. Também tem contribuído o crescente número de
eventos, workshops, feiras e jantares vínicos que dá ao consumidor informação
de qualidade, a oportunidade de experimentar e de falar com os produtores de
vinho. Aprender e saber sobre vinho está acessível a todos.
Mas mais do que uma crescente curiosidade
o vinho desperta nos consumidores outras sensações, o vinho traz memórias e
experiências de celebrar a vida que quase ninguém quer ficar de fora.
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