Avançar para o conteúdo principal

Herdade de São Miguel Branco Colheita Seleccionada 2014



Quando o vinho é bom a refeição corre estupidamente bem. Nem que a refeição seja algo muito simples e pouco elaborada. Mas quando as duas coisas acontecem ao mesmo tempo ficamos absolutamente deslumbrados e tudo se torna um momento a registar. Foi o que aconteceu com o Herdade de São Miguel Branco quando fomos ao Marisco na Praça em Cascais. Tudo a favor, o serviço, a frescura do marisco e o vinho! Fomos experimentar como sempre um vinho novo. A lista não era longa, alguns dos habituais, mas a vontade de experimentar levou-nos a uma nova referência. Foi uma surpresa pela positiva. Alguns brancos são monótonos e quase iguais entre si. Mas são estes momentos que o vinho nos dá que outras bebidas como os espíritos ou outras misturas não dão. O raro momento de criar no nosso cérebro uma memória olfactiva e de sabor ligada a um momento de vida. Um aroma fresco, cheio de aromas e sabores harmoniosos entre a fruta tropical e os aromas de flores com uma acidez bem pacificada. Lá estava um vinho cheio de personalidade ao ponto de criar memórias duradouras. Excelente vinho. Nota: 8.5 (01-10).


When the wine is good the meal runs stupidly well. Even when the meal is nothing especial or is very simple. But when the two things happen at the same time we were absolutely blown away and everything becomes a moment to register. It happened with the Herdade de São Miguel Colheita Seleccionada 2012 when we went to Marisco na Praça Cascais. All in favor, the service, the fresh seafood and the wine! We try as always a new wine. The list was not long, some of the usual, but the will to experience led us to a new reference. It was a veru good surprise. Some whites are monotonous and almost equal between them. But are these moments that the wine gives us besides the spirits or other mixtures don’t give us. The rare moment in our brain to create an olfactory and flavor memory connected to an experience. A fresh aroma, full of harmonious scent and flavors between tropical fruit and flowers with a well pacified acidity. There was a full of personality wine that created a lasting memory. Excellent wine. Note: 8.5 (range 01-10).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Segredos de S. Miguel Reserva 2013

Deixo-vos aqui outro vinho da  Herdade de S. Miguel . Já tínhamos provado o Herdade de São  Miguel Branco, com excelente nota. Desta feita o Segredos de S. Miguel Reserva Tinto 2013. A Herdade de S. Miguel, deste vinho, está situada no concelho do Redondo, no Alentejo. Apresenta-nos nesta marca o Branco, Tinto, Rosé e Reserva Tinto.  O Segredos de S. Miguel Reserva 2013 é um vinho Reserva Tinto reconhecido mundialmente, uma vez que foi distinguido no concurso mundial de vinho 2014 com uma medalha de prata. As castas seleccionadas para o Segredos de S. Miguel Reserva 2013 foram Alicante Bouschet, Aragonez, Touriga Franca e Touriga Nacional. É um vinho com uma cor rubi densa, o aroma é frutado e muito bem estruturado. Na boca no início percebe-se a madeira e baunilha, tem notas de especiarias e de chocolate no final. O final é prolongado e muito suave. Nota: 8.1 (0-10)

O vinho é de todos

Já poucos são os que se deixam intimidar pelas críticas, considerações ou gostos e tendências marcadas pelos escanções ou sommeliers sobre o vinho. Cada vez mais o vinho está a popularizar-se na curiosidade, na experiência e na procura de conhecimento. Muitos são aqueles e aquelas que querem estar no mundo do vinho, fazendo disso a celebração da vida, sem que isso seja uma profissão ou um oráculo a que só uns têm acesso, arriscando compras arrojadas e experimentando vinhos pelas castas, pelas regiões, experimentando sem que isso seja condicionado pelo que vêem ou lêem. Para a popularidade do vinho contribui a crescente oferta com maior informação e maior acesso. Contribui certamente uma oferta diversificada e sustentada com maior acesso à informação e imagens mais trabalhadas do vinho. Mas sobretudo a qualidade dos vinhos. Os produtores estão cada vez mais activos no processo de criação de um vinho e proximidade com o consumidor, são construtores de marcas sólidas com histórias

Clarete 2006 Quinta do Monte d'Oiro

Tudo à volta do vinho tem uma imensa e longa história para contar. O vinho começa há tantos séculos atrás que o património é gigante e sobretudo com uma evolução que me deixa quase sempre vários dias a descobrir os infinitos detalhes de um assunto que até parece pequeno. Há uns anos atrás descobri o clarete, com a marca Clarete 2006, Quinta do Monte D’Oiro do produtor José Bento dos Santos. Absolutamente imperdível. Primeiro porque esta é uma nova classificação, pouco conhecida e surpreendente. Surpreendente porque é qualquer coisa entre o vinho tinto e o vinho rosé, com uma leveza no aroma e no sabor únicas. Depois porque o vinho é absolutamente divinal. A sua produção foi bem conseguida, respeitou os aspectos primordiais da essência do clarete. Muitos de vocês não saberão que existe este tipo de vinho chamado Clarete. O clarete   é uma especialidade de Bordeaux era um vinho que há vários séculos atrás era muito exportando para o Reino Unido. Isto na Idade Média. O termo or